Com mais de 30 anos de existência e uma oferta formativa de Licenciaturas, Pós-Graduações e diversos Mestrados nas mais variadas áreas, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) tem feito todos os esforços para responder de forma positiva e eficaz aos desafios que lhe são apresentados. Para que o desafio seja conseguido com êxito, temos instrumentos e meios altamente inovadores e dinamizadores alcançados através de parcerias com diversas empresas e entidades e através de diversas iniciativas de cariz científico-tecnológico.

Com cursos na área das Artes, das Engenharias, da Gestão, das Tecnologias, do Design, da Comunicação e do Cinema, o Instituto Politécnico de Tomar e as suas Escolas orgulham-se de ser um instrumento importante para o desenvolvimento da região em que está inserido.

Todas as nossas Escolas ( Escola Superior de Gestão de Tomar – ESGT, Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – ESTA e Escola Superior de Tecnologia de Tomar – ESTT) possuem infra-estruturas e serviços direcionados para uma formação capaz de integrar os nossos licenciados no mercado de trabalho.

Os laboratórios modernamente equipados permitem uma forte relação com o exterior através da prestação de serviços, possibilitando aos alunos o confronto com situações da vida real. Possuímos, igualmente, infra-estruturas e serviços de apoio que dão resposta às diversas necessidades dos alunos, nomeadamente, duas residências no interior do campus e uma outra em Abrantes, laboratórios na área das engenharias modernamente equipados; salas de informáticas capazes de responder às diversas exigências da evolução tecnológica; salas de simulação empresarial; laboratórios técnicos, acesso à rede Wireless a partir de qualquer espaço do campus; bibliotecas; reprografias; bares e cantinas.

Viver em Tomar

Tomar é uma cidade de grande encanto, pela sua riqueza artística e cultural. O expoente máximo está no Convento de Cristo, uma das mais importantes obras do Renascimento em Portugal. Na visita a Tomar, a área urbana mais antiga, medieval, organiza-se em cruz, orientada pelos pontos cardeais e tendo um convento em cada extremo. A Praça da República, com a Igreja Matriz dedicada a São João Batista marca o centro, tendo a Oeste a Colina do Castelo e do Convento de Cristo. Nas ruas em redor podemos encontrar lojas de comércio tradicional e o café mais antigo onde se podem apreciar as delícias da pastelaria local: queijadas de amêndoa e de chila e as tradicionais Fatias de Tomar, confecionadas apenas com gemas de ovos e cozidas em banho-maria numa panela muito especial, concebida por um latoeiro da cidade em meados do século passado.

Derivando para o Sul, encontramos o Convento de São Francisco, onde se pode visitar o Museu da Levada. Numa das margens, fica o Convento de Santa Iria e nessa direção, um pouco mais longe, a Igreja de Santa Maria do Olival, onde se encontram os túmulos de vários templários.

A cidade é ainda palco dos maiores eventos tradicionais, a Festa dos Tabuleiros, Festival das Estátuas Vivas e Festa Templária.